Sunday, May 24, 2009

A pérola escondida da Gávea

Quase ninguém sabe, mas uma das melhores atrações culturais do Rio de Janeiro está escondida no fundo do bairro da Gávea, em meio a um vale, encrustrada entre mansões, muita mata e a favela Favela Parque da Cidade. O Instituto Moreira Salles, como quase tudo no Rio, convive com todos os contrastes da cidade, por vezes pobre, violenta e desesperançada e, igualmente, bela, sofisticada e acolhedora. Purgatório da beleza e do caos, como diz a música.
Temporario 036 (Medium)
Quem sobe a Rua Marquês de São Vicente em direção a estrada da Gávea vai passar sem perceber pelo Moreira Salles. Para indicá-lo, existe apenas uma placa de metal escovado fora do enquadramento do motorista e parecida com as dos prédios em torno. Só chega quem sabe para onde vai ou é local.
Uma vez lá dentro, carro confortavelmente estacionado, você se sentirá como convidado da festa do ex-dono da casa, o banqueiro Walter Moreira Salles. E não deixa de ser verdade, porque a família Salles já morou lá, e, como poucos milionários brasileiros, construiu um monumento ao bom gosto e ao bem viver, que agora divide com o público. O projeto da residência, do arquiteto Olavo Redig de Campos, é grandioso, mas integrado ao ambiente. A escala é perfeita com linhas modernistas limpas e despretensiosas.
Temporario 042 (Medium)
O IMS costuma manter pelo menos três exposições. No momento, expõe telas e desenhos de Alfredo Volpi, uma bela mostra do fotógrafo americano Paul Strand e uma retrospectiva da obra do cineasta Joaquim Pedro de Andrade. Tudo biscoito-fino, oferecido em salas climatizadas, cujas portas translúcidas se abrem deslizando logo que o visitante se aproxima pelo piso de mármore italiano. O pequeno cineclube tem cerca de 50 lugares. Novamente, a sensação não é a de estar em um cinema comercial, mas na sessão privada de um diretor hollywoodiano. Projeta os melhores filmes do circuito e raramente está cheio.
Temporario 047 (Medium)
Os jardins da propriedade são de Burle Marx. É dele também um belo painel que adorna um lago povoado de carpas. Em torno, mesas servidas pelos garçons do café local. Durante a semana, o Moreira Salles é vazio. Levar um livro ou um laptop para lá transforma você no usuário do melhor escritório da cidade. O efeito da beleza e arte do entorno seguramente melhorará o resultado de qualquer atividade. A casa tem deliciosos pátios internos e uma piscina que trai o seu uso pregresso. Hoje, ela é ociosa, um prazer apenas para os olhos.
Marque um encontro com amigos em um domingo preguiçoso. Sente no café e converse sobre qualquer assunto, política ou futebol, mas sem pressa. A senhora que visita pela primeira vez, pergunta tímida a recepcionista, “Quanto custa?” Para receber a resposta tranquila, “é gratuito”. Assim, veja a mesma exposição duas vezes. Vá lá sentar no jardim e ler um pouco. É tudo por conta do milionário. Tem gente que consome uma vida para construir uma fortuna a toa. Não é o caso. O IMS é uma herança e tanto, que não fica a dever a nenhum lugar do mesmo tipo no resto do mundo.

Clique na montagem a baixo e veja outras fotos. E só faça o favor de não cometer o mesmo erro desse blog. Não conte para todo mundo.
Int Moreira Salles (Medium)
Detalhes do Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
IMS (Medium)

2 comments:

  1. Olá Eduardo

    Gostei muito da forma como você fala com o leitor nesse artigo, como se fosse um amigo dando uma dica "veja isso, não perca aquilo". Me senti, como você sugeriu aos visitantes do IMS, em casa no seu blog.

    Abraços
    Paula

    ReplyDelete
  2. Olá, gostei muito da forma da qual conduziu esse artigo.
    Estou fazendo um trabalho sobre a casa, sua construção, arquitetura, etc para
    UFRRJ. Essa imagem que você colocou ''detalhe do IMS'' nunca consegui encontrar,
    muito interessante! Por acaso você a tem em melhor qualidade ou dispõe do
    original? Qualquer coisa entre em contato, por favor
    Richard.apires@hotmail.com

    ReplyDelete